Levando em consideração o cenário de que Santa Catarina teve mais de 80% de mudança nos gestores municipais de Assistência Social, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) abriu novas vagas para cursos do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social, o CapacitaSuas.

As inscrições seguem abertas para quatro cursos: Introdução ao Exercício do Controle Social do Suas; Atualização sobre Especificidade e Interface da Proteção Social Básica do Suas; Atualização sobre o Reordenamento dos Serviços de Proteção Social Especial; Atualização em Vigilância Socioassistencial.

O curso, que em Santa Catarina é ofertado pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), é voltado para técnicos e gestores, conselheiros municipais e estaduais da Assistência Social, representantes de entidades socioassistenciais que tenham cadastro no Conselho Nacional de Assistência Social (Cneas).

De acordo com a gerente de Capacitação Continuada, Vandilene Lavratti Martins, os cursos têm uma carga horária de 40 horas e são 100% gratuitos e on-line. “Todos os cursos têm aulas ao vivo e que também ficam gravadas, então o aluno tem a facilidade de assistir as aulas no horário que é mais viável para ele. É uma oportunidade de aprimorar seus conhecimentos”, disse.

Ela destaca ainda que as capacitações para os servidores públicos são fundamentais para garantir um serviço de qualidade, mais eficiente e que atende às necessidades da população. O
aprimoramento contínuo não apenas fortalece as competências individuais, mas também
contribui com a melhoria do atendimento à população.

O Capacita Suas

O objetivo do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social (CapacitaSuas) é ofertar e garantir formação e capacitação permanente aos profissionais, gestores, conselheiros e técnicos da rede socioassistencial do Suas, para implementar as ações dos Planos de Educação Permanente e aprimorar a gestão do Suas no estado e nos municípios.


Jornalista: Helena Marquardt/ Ascom SAS
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família