Um bebê de apenas quatro dias de vida foi salvo por bombeiros militares na madrugada deste sábado (19), após engasgar com leite e secreções. O caso ocorreu por volta da 1h05, quando um veículo chegou em alta velocidade ao quartel do Corpo de Bombeiros Militar, na Rua Prefeito Vanio Colasso de Oliveira, emitindo sinais sonoros em busca de socorro.

O sargento Mancilla, que estava de serviço, foi ao encontro da família e se deparou com o recém-nascido nos braços da mãe, já cianótico (com coloração arroxeada), indicando obstrução das vias aéreas. Imediatamente, o bombeiro iniciou manobras de tapotagem – técnica utilizada para desobstrução das vias respiratórias em lactentes.

Apesar das primeiras tentativas não surtirem efeito, com secreções ainda bloqueando a respiração do bebê, a equipe prosseguiu com a limpeza das vias e um novo ciclo de tapotagens. Após alguns instantes, o bebê chorou, sinalizando que havia voltado a respirar normalmente.

O recém-nascido foi rapidamente conduzido pela equipe da viatura ASU-435 ao Hospital Bom Jesus, onde permaneceu em observação. A pronta resposta dos bombeiros foi fundamental para salvar a vida da criança.

Ao se deparar com estas situações de OVACE, o CBMSC orienta e recomenda que seja imediatamente ligado para a Central de Operações de Bombeiro (COBOM) por meio do telefone 193. Com isso, nosso operador já orientará os primeiros socorros para os pais, evitando o deslocamento