Uma campanha focada nos bons exemplos, nas ações positivas e nos casos reais do que pode ser feito para prevenir e mitigar os efeitos causados pelas enchentes. Este é o mote da Campanha “Prevenir é melhor que recomeçar” criada pelo Comitê das Águas da Facisc e lançada nesta quinta-feira, 20/3, durante a Reunião Plenária Regional Vale da FACISC, realizada na Associação Empresarial de Blumenau (Acib).

Segundo a vice-presidente da FACISC, Rita Conti, a ideia é conhecer e disseminar cases de sucesso que demonstrem, na prática, como empresas e comunidades adotam estratégias eficazes para a prevenção de cheias e secas. “Além de inspirar novas iniciativas, os cases evidenciam como a prevenção e gestão responsável dos recursos hídricos podem reduzir impactos ambientais, fortalecer a resiliência das empresas e gerar valor para toda a sociedade”, explica a vice-presidente.

Cada um pode fazer a sua parte:

É o caso do empresário Tiago dos Santos, que resolveu fazer a sua parte e criou em 2018 a Boca de Lobo Azul, que ajuda a reduzir riscos de alagamentos e a mitigar a poluição de rios em Blumenau.

Cansado de ver o bueiro em frente ao seu estabelecimento entupido e preocupado com a quantidade de resíduos sólidos que a chuva arrastava para os rios, em Blumenau, o empresário criou uma boca de lobo que “filtra” a sujeira mais densa, para que não escoe pelo o sistema de drenagem da cidade. E com a ajuda das filhas, ainda crianças, instalou o equipamento – posteriormente batizado com o nome de Boca de Lobo Azul – no local.

“Minha preocupação com o planeta é muito grande. Eu não tenho como mudar o mundo, mas posso fazer a minha parte e passar essa ideia para as minhas filhas. Temos que pensar local para atingir o global. Com essa atitude pequena, é um pouco menos de plástico acabará virando alimento de animais na natureza”, explica o empresário.

A iniciativa deu tão certo que foi copiada por outras empresas e escolas. Sete anos depois da colocação do primeiro equipamento, mais de 20 dispositivos já foram instalados em Blumenau e em cidades da região, demonstrando o potencial da iniciativa.

Prevenção não é sobre medo, é sobre responsabilidade

Rita Conti destaca que a ideia é mobilizar empresas para mostrar suas atitudes positivas e que essas ações sirvam de exemplos e inspiração para outras empresas. “Prevenção não é sobre medo, é sobre responsabilidade, e assim vamos criando uma rede em todo o estado”, alerta a vice-presidente.

O vice-presidente Regional do Vale da Facisc, Rinaldo Araújo destaca que a mudança só vai ocorrer se houver mudanças significativas nas atitudes de cada pessoa e de cada empresa. “Precisamos criar um movimento de mudança cultural e o Vale do Itajaí é um o local ideal para começar esta corrente pela prevenção”, destacou.

Conte a sua história

Empresas de todos os portes e pessoas físicas podem contar o que fazem para inspirar outros a fazerem também a sua. Para participar basta acessar o site comitedasaguas.org.br e enviar a sua história. “A ideia da campanha focada na prevenção tem um potencial transformador, de mudar a mentalidade em relação a ações que podem ser feitas de forma preventiva”, destaca a vice-presidente.

Fonte: Facisc