O aviso meteorológico emitido pela Defesa Civil de Santa Catarina alerta para condições climáticas adversas até sexta-feira (22). Durante esse período, o estado deve enfrentar temporais, chuva intensa e agitação marítima, com riscos elevados para diversas regiões.
Até a noite desta quarta-feira (20), a formação de um sistema de baixa pressão atmosférica, associado ao calor e à umidade, será o principal responsável pelos temporais. As tempestades podem vir acompanhadas de rajadas de vento, raios e eventual queda de granizo, com maior intensidade no Grande Oeste, Planaltos, Alto Vale do Itajaí e norte catarinense. Nessas regiões, o risco é considerado alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas, destelhamentos, danos na rede elétrica e quedas de árvores.
Na Grande Florianópolis e no Sul do estado, a instabilidade será reforçada pela circulação marítima, onde os acumulados de chuva podem ultrapassar 150 mm em pontos isolados.
A chuva mais intensa é esperada para esta quarta-feira, especialmente nas áreas serranas entre o Litoral Sul e o Planalto Sul.
Em caso de emergência, acione a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Arquivo / SECOM