
Na noite de domingo, 30, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM), prendeu um homem de 64 anos por ameaça no âmbito da violência doméstica, em Araranguá, e apreendeu três armas de fogo utilizadas para intimidar a vítima.
Por volta das 20h30, o Centro de Operações da Policia Militar (Copom) recebeu a solicitação para atender uma ocorrência de disparo de arma de fogo na Avenida XV de Novembro, no centro da cidade. No local, os policiais verificaram que se tratava de violência doméstica, sendo que o suspeito não aceitava o término do relacionamento e após ingerir bebida alcoólica, efetuou um disparo de arma de fogo no interior do apartamento para intimidar a ex-companheira.
Durante as diligências no interior do imóvel, um revólver de calibre 38, uma espingarda de calibre 20, uma espingarda de calibre 32, sete munições calibre 38 e 23 munições calibre 20 foram localizadas, todas com certificado de registro de arma de fogo.
Diante dos fatos, o suspeito foi conduzido para a delegacia de Polícia Civil, juntamente com as armas de fogo apreendidas, para os devidos procedimentos legais.
Por fim, destaca-se que a PMSC possui a Rede Catarina, um programa institucional pautado na filosofia de polícia de proximidade, que busca conferir maior efetividade e celeridade às ações de proteção à mulher. O Rede Catarina se sustenta em ações de proteção, no policiamento direcionado da Patrulha Maria da Penha e na disseminação de solução tecnológica, sendo uma estratégia muito importante no combate a violência doméstica e familiar contra as mulheres.
E através da Rede Catarina, as vítimas que possuem medidas protetivas de urgência podem ter acesso ao “Botão do Pânico”, que é uma ferramenta dentro do aplicativo PMSC Cidadão, para vítimas de violência doméstica com medidas protetivas de urgência e cadastradas no programa institucional. A partir do seu acionamento, é gerado uma ocorrência para o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), que empenha a guarnição mais próxima disponível para atender fato.