Estão abertas as inscrições para coordenadores de segurança e monitoramento escolar para as unidades educacionais de Rio do Sul. Os interessados podem enviar currículo pelo e-mail: [email protected] até o dia 7 de março.
O processo de seleção será feito com base na análise dos currículos. Os interessados precisam ser maiores de 18 anos e ter, preferencialmente, ensino médio completo e experiência prévia em órgãos de segurança pública e/ou curso de formação na área de segurança. No ato da contratação, será necessária a apresentação da certidão de antecedentes criminais.
Após análise dos currículos, a Guarda Municipal entrará em contato para informar sobre a participação obrigatória de um curso de treinamento específico para as atividades a serem desenvolvidas.
O cargo é de livre nomeação e exoneração pela prefeitura, com previsão de contratação de seis profissionais para atuar em unidades educacionais com demanda por esse serviço. O salário é de R$ 2.513,10, com um adicional de vale-alimentação de R$ 27,87 por dia trabalhado.
A contratação exige a conclusão do curso de formação oferecido pela prefeitura, além da entrega obrigatória de documentos.
O curso de formação será ofertado pelo município a ser realizado no período noturno, ainda com local a ser definido, dependendo da quantidade de inscritos.
Entre as principais atribuições do cargo estão coordenar as ações de segurança nas unidades públicas de ensino municipal; coordenar as ações de controle de acesso às unidades públicas de ensino; coordenar as ações estratégicas para garantir a segurança das unidades públicas de ensino; supervisionar, orientar e executar o serviço de segurança, inspecionar periodicamente as unidades de ensino, visando corrigir e detectar anormalidades ou solucionar problemas; supervisionar a manutenção da ordem interna em todas as unidades públicas de ensino, inclusive parques, ginásios de esporte e estacionamento, tomando as providências cabíveis em caso de qualquer anormalidade; coordenar as ações de prevenção com os profissionais da educação e adotar medidas corretivas; coordenar planos de emergência; realizar análises de Segurança/Avaliação de Risco nas unidades públicas de ensino; desempenhar outras atividades inerentes à garantia da segurança nas unidades públicas de ensino, bem como àquelas delegadas pelo Secretário de Educação. (Redação dada pela Lei Complementar nº 563/2025)