Na tarde desta quarta-feira (12), os Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio foram acionados para atender diversas ocorrências durante a passagem de uma tempestade que atingiu a cidade. As chamadas envolveram desde incêndio em entulho até destelhamentos, quedas de árvores e acidentes com ferimentos.
Durante a passagem do temporal, parte da estrutura de uma garagem secundária da sede dos Bombeiros Voluntários, foi arrancada e lançada próxima da estrutura do quartel.
Por volta das 16h40, um incêndio em vegetação foi registrado na Rua Robert Hoppe, Bairro Rio Ferro. O local era de difícil acesso, sendo necessário o uso da viatura UTM 3707, veículo doado pelo Exército, que possibilitou a chegada da equipe ao local. Foram utilizados 1000 litros de água para o combate às chamas, que atingiram uma área de aproximadamente 5000m².
O segundo acionamento ocorreu às 17h12 na Rua Mirador, no Bairro Primavera. Um incêndio em entulho próximo a uma edificação mobilizou a equipe, que utilizou 500 litros de água para conter as chamas. Esta ocorrência foi registrada logo no início do temporal.
Às 17h37, ainda na Rua Mirador, os bombeiros foram acionados para atender um caso de destelhamento. A cobertura de uma residência ficou totalmente comprometida, e a equipe auxiliou na retirada segura dos moradores. A Assistência Social foi acionada para prestar suporte à família afetada.
Pouco depois, às 17h47, uma feminina maior sofreu um acidente em sua residência ao tentar fechar a porta de sua residência durante o temporal. Ela escorregou no chão molhado e sofreu suspeita fratura no braço direito. Os bombeiros prestaram atendimento e a encaminharam ao Hospital Maria Auxiliadora.
Outra situação de risco aconteceu às 18h02 na Rua Erwin Petersen, no Bairro Primavera. Fios de um poste da rede pública caíram sobre um veículo, com um ocupante em seu interior. Após avaliação, os bombeiros realizaram a retirada segura do condutor.
Às 18h18, uma árvore caiu sobre a fiação elétrica, bloqueando a rodovia na Rua Traugot Muller, no Bairro Pinheiro. A equipe dos bombeiros sinalizou a área e acionou a Celesc, a Polícia Militar e o departamento de obras para as providências necessárias.
Outra ocorrência semelhante foi registrada às 18h24 na localidade de Caminho Caçador, onde uma árvore caiu sobre a estrada e atingiu a fiação elétrica. A Celesc foi acionada para resolver a situação.
Por fim, às 18h49, os bombeiros atenderam um chamado na Rua Gerhard Lindner, no Bairro Pinheiro, onde o destelhamento de uma residência foi registrado. A Defesa Civil foi acionada para prestar o devido suporte à família.
Texto
Alex de Lima - Assessor de Imprensa dos Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio
Imagens:
Alex de Lima / Nilton C. Oliveira Junior / BVPG