Bombeiros voluntários em SC atendem mais de 82 mil chamados em 2023

Bombeiros voluntários em SC atendem mais  de 82 mil chamados em 2023

Os bombeiros voluntários de Santa Catarina atenderam 82.616 chamados de urgência e emergência em 2023. Os dados fazem parte do balanço operacional elaborado pela Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC), entidade que agrega 32 corporações. As unidades prestam auxílio diretamente a 1,64 milhão de habitantes em 50 municípios.

A ABVESC contabiliza ocorrências de pré-hospitalar (serviço das ambulâncias), extraordinários (salvamento e resgate de pessoas e animais em situação de risco, ações decorrentes de fenômenos climáticos ou em cooperação com a Defesa Civil) e atendimento aos casos de incêndios. Os atendimentos pré-hospitalares lideram o ranking das três categorias: representam 77,73% de todos os pedidos de auxílio feitos aos bombeiros voluntários no Estado.

De janeiro a dezembro de 2023, foram contabilizados 64.222 chamados para atendimento pré-hospitalar. Embora seja o serviço que mais demanda os bombeiros voluntários, houve uma queda de 11,76% comparado com o mesmo período do ano anterior. O número é liderado pelos casos de emergências médicas (39.570 ocorrências), seguido pelos acidentes envolvendo meios de transportes (12.589 ocorrências) e os eventos de trauma diversos – como quedas, acidentes domésticos etc. (12.063).

Apesar da queda no número geral de ocorrências atendidas pelos bombeiros voluntários em SC durante o ano de 2023, as categorias extraordinários e combates a incêndio aumentaram 20,64% e 6,04%, respectivamente, quando comparado com o período anterior.

No primeiro exemplo, o de ajuda à comunidade e serviços em conjunto com a Defesa Civil, o número foi puxado pelos chamados para auxílio - 10.431 casos -, seguido pela captura e o manejo de animais, com um total de 3.274 casos; auxílio a pessoas afetadas por alagamentos ou enchentes (891) e, por último, corte de árvores em situação de risco (796 chamados).

O balanço também aponta aumento de 3,63% nos casos de  incêndios, com 3.002 ocorrências desse tipo, no ano passado. 

Informações: Assessoria de Comunicação ABVESC

Foto: ABVESC/ reprodução: RBATV
 

Leia também

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Confira nossa Política de privacidade e nosso Termo de uso.

Concordo