A agência japonesa JICA está de volta a Santa Catarina.
O secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil do Estado, coronel Fabiano de Souza, o secretário de Estado do Planejamento, Edgard Usuy, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e equipe técnica, se reuniram na terça-feira (28), no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), na sede da Secretaria da Proteção e Defesa Civil, em Florianópolis. O encontro com representantes da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) discutiu ações de mitigação e prevenção a desastres no estado, principalmente nas regiões que são mais afetadas, como o Vale do Itajaí.
O objetivo é realizar estudos e parcerias futuras para novas obras mapeadas pelo Governo de Santa Catarina. A JICA também deve acompanhar a execução do Plano de Gestão de Riscos da Bacia do Rio Itajaí, além de estreitar laços de parceria entre as instituições.
Antes da reunião, no dia 27 de maio, representantes da JICA visitaram a Foz da Bacia do Rio Itajaí, bem como os municípios de Itajaí e Navegantes, que têm previsão de obras baseadas no estudo da agência japonesa. A agenda incluiu ainda uma visita à Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil de Itajaí e ao Porto de Itajaí, onde puderam conhecer os locais onde serão feitas as obras incluídas no programa de governo estadual Proteção Levada a Sério.
A JICA é uma agência do governo Japonês com atuação em mais de 150 países, que apoia o crescimento socioeconômico dos países.
Foto: Airton Fernandes/Ascom SDC