Mês de janeiro não registra nenhum caso de latrocínio em Santa Catarina

Mês de janeiro não registra nenhum caso de latrocínio em Santa Catarina

Dados da Gerência de Estatística e Análise Criminal da Diretoria de Inteligência Estratégica da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina apontam que o Estado conquistou a liderança no ranking como o Estado mais seguro do Brasil.

Além de não registrar latrocínios (roubo seguido de morte), nem lesões corporais seguidas de morte, o mês de janeiro apresentou reduções nas mortes violentas, obteve o menor número de homicídios da série histórica, que começou a ser computada em 2008, além da redução de 50% em feminicídios e redução no indicador de violência doméstica.

Em janeiro de 2025 foram 49 vítimas de homicídio, o menor número registrado desde 2008. Em 2016, ano de maior registro, por exemplo, foram 91 vítimas, o que equivale a 85,7% de redução. O levantamento da Gerência de Estatística e Análise Criminal mostra também que 90% dos municípios catarinenses não registraram homicídios neste mês de janeiro. E das cidades que registraram, nenhuma delas ultrapassou cinco mortos. Este é o menor número registrado para o período, superando o índice de 52,9%, em 2024 e os 49,8% de 2023.

Mortes violentas é o segundo menor da série histórica, foram 66 casos. Feminicídio foram três vítimas, também é o menor dos últimos anos para o período comparado, uma redução de 50% comparado a 2023. Violência doméstica reduziu 24% em comparação a 2024, foram 7.036 ocorrências em janeiro de 2025, enquanto janeiro de 2024 foram 9.442 casos.

Foto: Jonatã Rocha/Secom

Leia também

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Confira nossa Política de privacidade e nosso Termo de uso.

Concordo