Uma operação contra o comércio ilegal de armas de fogo, deflagrada no Paraná, na manhã de quarta-feira (12) acabou tendo desdobramentos no Alto Vale.
A Operação Nêmesis, da Polícia Civil, prendeu cinco pessoas por posse irregular de arma de fogo. Um homem e uma mulher foram presos em Ituporanga e outras três pessoas em Londrina, Sarandi e Alvorada do Sul, no Paraná. Os investigados foram encaminhados para presídios, onde ficam a disposição da justiça.
12 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em locais ligados aos investigados. A Polícia Civil apreendeu armas, acessórios e uma grande quantidade de munições que totalizaram o valor aproximado de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais). Rio do Sul também foi alvo da operação.
Em Santa Catarina a operação contou com apoio da DIC de Ituporanga, Delegacia de Leoberto Leal, DINT e da CORE. As diligências também contaram com apoio do Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados, do Exército Brasileiro.
De acordo com a Polícia Civil do Paraná, as investigações tiveram início em junho de 2023 após a suspeita de que uma pessoa teria vendido um fuzil a indivíduos envolvidos com crimes. Para justificar a venda, teria registrado um boletim de ocorrência fraudulento comunicando o extravio da arma. No decorrer das diligências, os policiais civis identificaram uma organização criminosa ligada ao trespasse de armas legalizadas para a criminalidade.
Fotos: Polícia Civil/ SC