24 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos nesta sexta-feira (22), em Rio do Sul, Lontras, Blumenau e Itajaí. Os alvos são a Prefeitura e a Secretaria de Saúde de Rio do Sul, além de sedes de empresas que estariam envolvidas no esquema e nas residências dos investigados.
A operação "Verus Dominus, do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), apura supostos delitos de organização criminosa, fraude em licitações, sobrepreço, desvio de recursos públicos, corrupção ativa e passiva.
De acordo com o Ministério Público, há indícios de um esquema criado para facilitar fraudes em licitações e contratações públicas, envolvendo funcionários públicos e empresários, com a intenção de direcionar licitações e contratos no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde de Rio do Sul e obter vantagens ilícitas, especificamente relacionadas a pregões eletrônicos voltados a contração de empresa para prestação de exames médicos, e dispensas de licitação para reparos e pinturas em postos de saúde atingidos pelas enchentes de 2023, e para manutenção e fornecimento de peças de ares-condicionados.
A investigação tramita em sigilo.
Foto: MPSC