Polícia Civil de Santa Catarina Deflagra Operação Precatório Fake com Apoio da Polícia Civil do Ceará

Polícia Civil de Santa Catarina Deflagra Operação Precatório Fake com Apoio da Polícia Civil do Ceará

Nesta manhã de terça-feira (30), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Defraudações – DEIC, em conjunto com o Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional do Tribunal de Justiça de Santa Catarina e com o apoio da Polícia Civil do Ceará, deu início à Operação Precatório Fake. A ação resultou no cumprimento de sete mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão preventiva nas cidades de Pacatuba e Maracanaú, no Ceará, com o objetivo de desmantelar um esquema de golpe do falso precatório.

As investigações revelaram que os suspeitos, após entrarem em contato com as vítimas residentes em Santa Catarina, se passavam por advogados de renomados escritórios de advocacia e magistrados catarinenses. Eles informavam às vítimas que estas tinham valores de precatórios a receber, exigindo, no entanto, o pagamento antecipado de taxas e emolumentos. Os documentos usados no golpe continham o símbolo do Poder Judiciário Catarinense e informações de processos reais.

Além das vítimas de Santa Catarina, descobriu-se que os investigados também fizeram outras vítimas em diversos estados. Durante a operação, foram apreendidos aparelhos eletrônicos, que serão analisados para dar continuidade às investigações e identificar outros envolvidos no esquema.

A operação contou com a participação de policiais civis do Ceará e de Santa Catarina (DEIC/PCSC e NIS/TJSC), sendo coordenada pelo Delegado Leonardo Silva (DD/DEIC). As investigações continuam em andamento.

Imagem ilustrativa

Leia também

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Confira nossa Política de privacidade e nosso Termo de uso.

Concordo