Rio do Sul tem 114 casos autóctones de dengue

Rio do Sul tem 114 casos autóctones de dengue

Pelo menos 114 pessoas em Rio do Sul tiveram ou estão com dengue, e contraíram a doença dentro do município, em 2024. São os chamados casos autóctones.

Outras 196 pessoas foram infectadas quando estavam fora do município. Esses são considerados “casos importados”.

Outros seis casos estão sob investigação.

Os números mostram um avanço da doença na cidade. Os bairros com maior número de pessoas doentes são o Canta Galo (23), Centro (21), Santana (12), Laranjeiras (9) e Boa Vista (6).

O bairro com o maior número de focos do mosquito é o Canta Galo, com 30.

O diretor de Vigilância Sanitária e Epidemiológica de Rio do Sul, James Rides da Silva, reforça o aviso para que a comunidade seja parceira no combate ao mosquito Aedes Aegypti. É importante que se evite deixar água acumulada em qualquer tipo de recipiente ou objeto que pode ser local de criação do inseto.

É importante ficar atento aos sintomas como febre acima de 38ºC, dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. A forma mais aguda da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas e é fundamental que, em caso de sintomas graves, seja procurado atendimento médico, já que há risco de morte. Tanto as unidades de saúde de Rio do Sul como a UPA 24h podem fazer a triagem desses pacientes.

Leia também

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Confira nossa Política de privacidade e nosso Termo de uso.

Concordo