SDRs: especulações e articulações

Em Rio do Sul (SC), o atual secretário Italo Goral, do PMDB, já começou a mobilizar alianças para se manter no cargo. Até agora, ele já conseguiu o apoio formal dos sete prefeitos que integram a SDR de Rio do Sul (SC), da executiva do partido e dos presidentes dos partidos dos sete municípios.

“A minha vontade é continuar o trabalho que já venho fazendo junto às prefeituras que pertencem à Regional de Rio do Sul. Hoje, fizemos um diferencial, venho fazendo o atendimento aos munícipios junto aos prefeitos e buscamos junto com a comunidade prioridades para cada munícipio”, afirma o secretário Regional de Rio do Sul Italo Goral.

Diferente de Rio do Sul (SC), em Ituporanga (SC) o discurso é de despedida. O secretário Regional Elias Souza, do PMDB, atribuiu à saída ao cansaço. Ele disse estar satisfeito por ter conseguido aplicar R$ 150 milhões em investimentos nas nove cidades que pertencem à SDR de Ituporanga (SC) durante os oito anos que ficou no cargo: “No setor público temos que saber o momento de realmente abrirmos mão de algumas funções, de algumas posições; e esse momento é sempre quando estamos em alta. Deixamos a UTI do Bom Jesus e construímos 18 ginásios de esportes em escolas.”

Um dos nomes cogitados para substituir Elias Souza vem de Ituporanga (SC), É Daniel Schmidt, que alegou outros interesses políticos. O forte candidato é Arno Zimermann, presidente do PMDB, de Ituporanga (SC). Independente do nome, o atual secretário alertou para os futuros desafios que o novo indicado vai enfrentar: Batalhar muito em cima do Bird 5 e concretizar também a ligação asfáltica de Ituporanga até Atalanta... E de Petrolândia até a rodovia 282, em Serra Grande”, adianta o secretário Regional de Ituporanga (SC) Elias Souza.

O candidato ao cargo da SDR, Arno Zimmermann, não vê dificuldades: “Acredito que os desafios já colocados são os já ouvidos e acredito que são concretos e até fáceis de serem concretizados”.

Em Ibirama (SC) o empresário Ayres Marchetti, do DEM, colocou o nome à disposição para assumir os trabalhos na Regional. Para isto já conseguiu o apoio do partido e também do PSDB. O atual secretário, Osvaldo Baltramini, do PMDB, também anseia continuar os trabalhos, mas informou ter ciência de que esta decisão não cabe a ele.

Algumas lideranças afirmam que os novos nomes devem ser divulgados até o final de dezembro. Outros acreditam que a definição deve acontecer apenas em meados de janeiro.

A SDR de Taió (SC) tem dois nomes cotados. O ex-prefeito de Salete (SC), Hugo Lembeck avalia a indicação como positiva. Segundo ele, o apoio dos prefeitos do DEM e a proximidade com o vice-governador facilitariam o aval do Governo Estadual nas realizações. Ele também foi convidado para ser Chefe de Gabinete do vice-governador porque coordenou a campanha em todo o Estado durante as eleições. Outro nome que surge é de Tercílio Bonessi, do PSDB, atual Gerente de Saúde da Regional. Por telefone, ele disse ao JR que está à disposição e que se sente preparado se for o escolhido. O atual secretário no Vale Oeste é Ido Mees, do PSDB.

Leia também

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Confira nossa Política de privacidade e nosso Termo de uso.

Concordo