A passagem de veículos pela avenida Governador Jorge Lacerda, no bairro Budag, em Rio do Sul, foi liberada na tarde desta sexta-feira (24). A obra de construção de uma galeria de drenagem na região, que partiu do beco Lourival Pereira e atravessou a avenida em direção à rua Alois Perfoll, exigiu o fechamento do trânsito no local por cerca de nove dias.
Motoristas já podem utilizar a via normalmente, mas o acesso à rua Alois Perfoll ainda estará impedido, por causa da continuidade da galeria de drenagem. É necessário ainda atenção ao passar pela avenida Jorge Lacerda, principalmente no local da obra, pois o asfalto ainda não foi reaplicado. A previsão de restabelecimento é nos próximos dias.
Obras de macrodrenagem
O serviço em andamento no bairro Budag, chamado também de “Obra de Macrodrenagem” é um projeto de interligação de tubulações e grandes galerias de drenagem com pelo menos 1.641 metros de comprimento, que atravessa algumas vias. O objetivo é reduzir pontos de alagamento em diversas ruas da região.
A obra tem tubos que chegam a 1,5 metro de diâmetro e galerias menores que se interligam, auxiliando no escoamento da água da chuva. Em alguns pontos, são necessárias fileiras duplas, para dar conta da vazão, já que as redes existentes ficam sobrecarregadas em momentos de maior volume de precipitação.
Além da rua Jorge Lacerda, outras oito ruas do bairro Budag estão sendo afetadas pela obra de macrodrenagem, como as ruas Albert Einstein, Alois Perfoll, Arthur Siewert, Beco Lourival Pereira, Rua Emanuel Kant, Jorge Lacerda, Luis Pasteur, Pedro Américo e Vitor Meireles. O investimento total é de R$ 4.539.554,61 fruto de convênio do município com o Governo do Estado. Faz parte do contrato com a empreiteira a cobertura de pavimentação das ruas afetadas, com o mesmo material já existente.
Departamento de Comunicação- Prefeitura de Rio do Sul