As obras de modernização e recuperação da Barragem Sul, em Ituporanga, seguem em ritmo acelerado, com diversos avanços estruturais que garantirão mais segurança e eficiência operacional. O projeto, que já ultrapassou 50% de execução em algumas etapas, inclui  restabelecimento  e substituição das comportas C4 e C5, recuperação estrutural das galerias e modernização dos sistemas elétrico e hidráulico. O investimento total na obra é de R$23 milhões.

Whatsapp Image 2025 04 02 At 16.17.58 1
Foto:Jonatã/Secom

A primeira fase do projeto foi essencial para restabelecer a segurança da estrutura. Os problemas nos equipamentos das unidades C4 e C5 foram solucionados, garantindo a estanqueidade da sala dos equipamentos. A recuperação estrutural das galerias já ultrapassou 50%, um avanço significativo para a estabilidade da barragem.

A substituição da comporta C4 é uma das principais intervenções em andamento. O equipamento está programado para ser entregue na obra até 10 de abril, com instalação prevista para a segunda semana de maio. Além disso, os condutos metálicos já foram substituídos nos primeiros meses do ano, garantindo maior durabilidade ao sistema.

Comporta C5 em processo de substituição

Após voltar a operar por 50 dias, a comporta C5 precisou passar por um novo processo de substituição da estrutura metálica. Atualmente, uma comporta provisória foi instalada para impedir a passagem da água, enquanto os trabalhos avançam. A montagem definitiva da C5 ocorrerá simultaneamente com a da C4, garantindo eficiência na execução.

Outro grande avanço na obra foi a conclusão da instalação do novo sistema de trilhos (monovia) nas galerias de acesso. Essa modernização permite a movimentação mais ágil e segura de equipamentos pesados, facilitando a troca das comportas e tornando os processos de manutenção mais eficientes.

A obra na Barragem Sul faz parte de um conjunto de ações para fortalecer a infraestrutura de contenção de cheias no Vale do Itajaí. Com um investimento total de R$ 23 milhões, as principais melhorias incluem:

  • Substituição das cinco comportas;
  • Revisão estrutural das galerias de concreto;
  •  Substituição da blindagem metálica;
  • Modernização do sistema elétrico e instalação de operação remota.

ASCOM | SDC
Texto: Grasiele Aguia