Com o compromisso de ampliar a proteção, defesa e bem-estar dos animais, o Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae) e sua Diretoria de Bem-Estar Animal (Dibea estadual), promove no próximo dia 30 de abril, o 1º Fórum de Prevenção da Crueldade Animal de Santa Catarina. O evento será realizado a partir das 9h, no Auditório da Granfpolis, em Florianópolis. Na ocasião, será lançado o edital do programa PET Levado a Sério, uma iniciativa do Governo do Estado que prevê parcerias diretas com os municípios para fomentar ações efetivas em prol da causa animal.

O Fórum integra as ações da campanha Abril Laranja, mês voltado à prevenção da crueldade contra os animais, e tem como objetivo abrir espaço para o diálogo, o fortalecimento de políticas públicas e a capacitação de gestores municipais, profissionais da saúde, assistência social e demais interessados. A proposta é construir soluções conjuntas para o combate aos maus-tratos e a promoção da guarda responsável em Santa Catarina.

“A nossa campanha Abril Laranja reforça que a luta contra a crueldade animal é uma responsabilidade de todos. A conscientização e a denúncia são ferramentas essenciais para garantir um futuro mais digno e seguro para os animais”, destacou o secretário da Semae, Emerson Stein.

Com apoio da Assembleia Legislativa de SC, Prefeitura de Blumenau, Ministério Público de SC, Polícia Civil, Polícia Militar, Instituto Ampara Animal e outros parceiros, o evento pretende se consolidar como um marco no avanço das políticas públicas de proteção animal no Estado.

Destaques da programação

A diretora da Dibea Estadual, Fabrícia Costa, fará a palestra de abertura, com o tema Protocolo de Maus-Tratos de Santa Catarina, apresentando o modelo de atuação adotado pelo Estado e a importância da integração entre os órgãos.

“Estamos avançando na construção de uma rede de proteção sólida e articulada. O Protocolo de Maus-Tratos de SC orienta as ações e fortalece a atuação dos municípios e entidades envolvidas na causa. A prevenção passa pela informação e pela parceria entre os entes públicos. Essa é uma luta que precisa ser coletiva”, afirma Fabrícia.

Entre os cases de sucesso que serão apresentados no evento, destacam-se:

  • Simone Cristina Schultz Corrêa, promotora de Justiça titular da 21ª Promotoria de Joinville, que abordará a atuação do Ministério Público na defesa dos direitos dos animais, destacando avanços, desafios e o papel estratégico do MP na construção de políticas públicas eficazes.
  • Mardjoli Adorian Valcareggi, delegada titular da Delegacia de Proteção Animal (DPA) da Polícia Civil, apresentará o tema “Fluxograma de Atuação: a importância das parcerias, desafios e a Teoria do Elo”. A delegada irá tratar da articulação entre os órgãos, os entraves enfrentados na prática e o papel preventivo das investigações, destacando como a crueldade animal pode estar ligada a outras formas de violência.

O Fórum também será um momento para as prefeituras firmarem sua adesão ao programa PET Levado a Sério, com apoio técnico e institucional do Governo do Estado para implementação de ações em seus municípios.

Pet

Serviço:

  • 1º Fórum de Prevenção da Crueldade Animal
  • Data: 30 de abril de 2025
  • Horário: A partir das 9h
  • Local: Auditório da GRANFPOLIS – Rua Cândido Ramos, 250, Capoeiras, Florianópolis