Dia Mundial do Rim

Dia Mundial do Rim

Dia Mundial do Rim

Nos últimos anos a doença renal crônica (DRC) tem sido reconhecida como problema de saúde pública mundial. Definida como lesão renal com perda progressiva e irreversível da função dos rins, apresenta aumento na taxa de incidência e prevalência com elevada morbimortalidade e atualmente atinge 10% da população mundial. 

A Associação Renal Vida está sempre atenta para ajudar, orientar e atender os pacientes portadores de insuficiência renal crônica de todos os municípios do Alto Vale através de hemodiálise, diálise peritoneal, consultas em ambulatório do SUS, atendimento aos pacientes internados nas enfermarias e UTIs, e também no pronto-socorro do Hospital Regional, prepara e encaminha para transplante renal. 

Doenças nos rins podem ser prevenidas através de boa nutrição e atividade física. Uma alimentação adequada e a ingestão de líquidos são essenciais para o bom funcionamento do organismo e, em especial, para a proteção dos rins. 

Confira algumas dicas importantes sobre o assunto: 

  • Prefira sempre alimentos in natura; 
  • Utilize óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades; 
  • Limite o consumo de alimentos processados e ultraprocessados; 
  • Faça suas compras em locais que tenham uma grande variedade de alimentos in natura. 
  • Desenvolva suas habilidades culinárias. Coloque a mão na massa, aprenda e compartilhe receitas; 
  • Planeje seu tempo. Distribua as responsabilidades com a alimentação na sua casa; 
  • É fundamental beber água para manter o bom funcionamento dos rins. A quantidade de água ideal para seu organismo é individual, converse com seu médico ou nutricionista para melhores recomendações. 

 

Aliada a uma alimentação saudável, a prática de atividades físicas também é fundamental para a saúde dos rins e do corpo como um todo. O exercício físico ajuda a manter um peso saudável, fundamental para a prevenção de doenças renais, além de ajudar a regular a pressão arterial e a melhorar a circulação sanguínea. Quando diagnosticada precocemente, pode ser controlada. Segundo o médico Leontino Ribeiro Neto, são dois exames muito simples, um feito no sangue (dosagem da creatinina) e outro através de exame simples de urina que são feitos em qualquer laboratório e podem mostrar se existe alguma alteração nos rins.  Esses dois exames devem ser feitos por todas as pessoas principalmente diabéticos e hipertensos e a repetição dos mesmos vai depender da idade, se tiver alguma alteração ou suspeita.

Por isso é importante frisar sempre a importância do diagnóstico precoce. Geralmente a doença é assintomática e quanto mais cedo intervir menos as consequências proporcionadas por ela. 

A Renal Vida conta com uma equipe multidisciplinar, formada por 05 médicos, 04 enfermeiros, 01 nutricionista, 01 psicóloga e 01 assistente social e 31 técnicos, 03 serviços de higienização,01 almoxarife, 01 manutenção e 03 administrativos totalizando 51 colaboradores. Esses profissionais trabalham em conjunto para fornecer o melhor atendimento possível aos pacientes, abordando não apenas os aspectos médicos, mas também nutricionais, psicológicos e sociais. 

Leia também

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Confira nossa Política de privacidade e nosso Termo de uso.

Concordo