A Renal Vida de Rio do Sul foi criada no ano de 1991 e começou atendendo 9 pacientes. De lá pra cá muita coisa mudou e a associação cresceu, desde de ampliações e evoluções tecnológicas. Tudo isso para garantir a segurança e qualidade de vida dos pacientes portadores de deficiência renal.
Atualmente a unidade atende pacientes de 28 municípios do Alto Vale do Itajaí, através de hemodiálise, diálise peritoneal, transplantes, consultas ambulatoriais pelo Sistema Único de Saúde, atendimento aos pacientes internados em pronto-socorro e UTI.
Os números de atendimentos aos pacientes estão em constante crescimento. Hoje são 170 pacientes em hemodiálise e diálise peritoneal, 2 100 sessões de hemodiálise por mês, 98% dos atendimentos são via SUS e 240 pacientes renais já transplantados. São números expressivos que mostram a força da associação no tratamento de pacientes com doenças renais graves.
Há 31 anos na cidade a unidade é formada por uma equipe de médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais a associação filantrópica visa proporcionar melhor atendimento aos pacientes e seus familiares.