A calvície, que atinge mais de 40 milhões de brasileiros, vai além da questão estética, impactando diretamente a autoestima e o bem-estar de quem sofre com a perda de cabelo. No entanto, avanços na medicina capilar trazem esperança para esses pacientes. O Dr. Renato Brandt, especialista em transplante capilar, oferece técnicas avançadas e minimamente invasivas para ajudar na recuperação capilar.
O transplante capilar consiste em transferir fios saudáveis, sem predisposição à calvície, para áreas afetadas pela alopecia. "Utilizamos a técnica fio a fio, ou FUE, que envolve a remoção de fios da região posterior da cabeça, onde os fios não possuem receptores de DHT (di-hidrotestosterona), hormônio relacionado à calvície androgenética", explica Dr. Renato.
Durante o procedimento, os fios são cuidadosamente extraídos e contados, um a um, para garantir a precisão no transplante. Eles são implantados nas áreas mais afetadas, como entradas, parte média do couro cabeludo e coroa. Segundo o especialista, os fios transplantados têm longevidade vitalícia, já que não possuem os receptores responsáveis pela queda.
O acompanhamento pós-transplante é parte fundamental do sucesso do tratamento. "O paciente retorna no dia seguinte para a retirada do curativo, e o cabelo é lavado aqui na clínica entre três e cinco vezes, com orientações para o paciente e seus familiares sobre os cuidados necessários", ressalta Dr. Renato. Esse processo é essencial para garantir que os fios transplantados permaneçam intactos durante a fase inicial de recuperação.
Para aqueles que têm um trabalho de escritório, o retorno às atividades pode ocorrer em até 48 horas. No entanto, quem utiliza equipamentos de proteção individual, como capacetes, deve ter cuidados adicionais por até 20 dias. "Recomendamos que quem precisa usar capacete, por exemplo, aguarde esse período antes de retomar suas atividades normais", completa o especialista.
Além do transplante capilar, a clínica Mr. Transplantes Capilares, recém-inaugurada em Rio do Sul, também oferece diagnósticos precoces e tratamentos terapêuticos para prevenir o avanço da calvície. O Dr. Renato reforça que nem sempre o transplante é a solução imediata: "Em alguns casos, adotamos terapias para prolongar a vida dos fios antes de indicar o transplante."
A clínica conta com uma estrutura completa para atendimento, incluindo sala de terapia com LED, espaço para terapias injetáveis, como MMP, além de um acompanhamento próximo ao paciente. Para mais informações ou agendamentos de avaliação, entre em contato com a Mr. Transplantes Capilares.
Saiba mais sobre a Mr. Transplantes Capilares no instagram: Mr. Transplantes Capilares