O câncer de bexiga é o 11º tumor mais comum na população e acomete mais frequentemente homens. Seu aparecimento e o risco de levar o paciente à morte são afetados diretamente pelos hábitos de vida adotados por ele.
Por exemplo, basta tirar o cigarro da equação e as chances diminuem bastante! Embora não desapareçam. Outras condições, como exposição a substâncias tóxicas presentes em derivados do petróleo e tintas, por exemplo, também aumentam esse risco.
Para tentar diminuir as chances de desenvolver esse ou qualquer outro tipo de câncer pelo menos um pouco há alguns hábitos que ajudam. Ingestão de líquidos é de suma importância nesse sentido. Afinal, a urina não é por acaso que urinamos.
O principal sinal desse tumor é o aparecimento de sangue na urina, mas também pode haver irritação na bexiga e necessidade de urinar com frequência e urgência. Em 75% dos casos, o diagnóstico do câncer de bexiga é realizado em uma fase inicial, sendo possível um tratamento com maiores taxas de cura e menores riscos. Ou seja, como em outros tipos de tumor, é preciso ficar atento para descobrir o quanto antes.