O conceito de casa inteligente tem se destacado no mercado nos últimos anos. O interesse dos brasileiros por imóveis mais automatizados está crescendo e pesquisas mostram que a tendência é que continue assim nos próximos anos.
Para que o sistema de sonorização integre soluções inteligentes à infraestrutura da casa, é necessário que o planejamento seja feito sob medida e desenvolvido de acordo com as necessidades de cada usuário.
O rápido avanço das inovações tem impactado os projetistas de automação residencial e exigido que estejam aptos na escolha das tecnologias mais pertinentes com a residência atendida.
Para os próximos anos, as principais tendências de sonorização contemplam dispositivos de smart home que melhoram a interação e a conectividade dentro de casa, em especial com a implementação do 5G no país. Confira algumas das principais:
Assistentes de voz e alto-falantes:
Na prática, o morador que, por exemplo, está saindo do trabalho, pode preparar à distância a casa para sua chegada. E a lista de tarefas destes alto-falantes inteligentes está se expandindo.
Entre as funções que eles podem exercer atualmente estão:
- controlar a iluminação dos ambientes;
- definir lembretes e fazer chamadas;
- definição da temperatura;
- tocar músicas com o controle de ligar os eletrodomésticos;
- acionar à distância o sistema de segurança da casa;
- fazer compras de forma remota.
Sala de cinema em casa:
Com a diversidade de serviços de streaming disponíveis, transformar a sala de casa em um cinema é cada vez mais usual e possível por meio da sonorização. Equipamentos de som combinados a recursos de vídeo e posicionamento das caixas podem proporcionar uma experiência sonora semelhante à tela grande.
O estilo sonoro que será transmitido fica a critério do usuário do ambiente, que pode combinar conexão Bluetooth ou Wireless por meio do sistema de som e um dispositivo como notebook ou smartphone, que conversam entre si.
Câmeras de segurança:
Se você quiser ter o conceito de casa inteligente, no segmento de segurança, deverá possuir itens básicos, como as câmeras de monitoramento. Esses equipamentos tecnológicos permitem que o morador saiba o que está acontecendo em sua residência a qualquer momento do dia. Para isso, basta utilizar um aplicativo para tablet ou smartphone.
Algumas câmeras, mais modernas e tecnológicas, que contam com inteligência artificial, são capazes de detectar rostos, identificar presenças no ambiente e enviar alertas ou acionar alarmes automaticamente.
Outras dicas importantes para criar um projeto de som residencial moderno e tecnológico são:
Arquitetura do ambiente: Considerar a infraestrutura do ambiente em um projeto de som residencial é ideal desde o desenho do arquiteto e do design de interiores, porém, também é possível desenvolvê-lo já com a residência pronta.
Personalização: Um projeto de som deve ser personalizado para atender às necessidades e expectativas de cada cliente. Um equipamento de som, por mais potente que seja, pode não ser a melhor opção para determinado ambiente e tipo de uso.
Conectividade: Para que a automação sonora seja possível, os equipamentos devem contar com recursos de conectividade, como Bluetooth e Wi-Fi, mas não só nesses casos. A conectividade, de forma geral, proporciona maior conforto para o usuário, permitindo que ele possa controlar o sistema à distância e consiga conectá-lo ao smartphone ou dispositivos wearables.
A Frahm desenvolve produtos de sonorização e câmeras de segurança com tecnologia de ponta para projetos de automação residencial. Por meio da parceria sólida com instaladores, investe na evolução profissional e no apoio técnico e comercial.
Quer saber mais? WhatsApp (47) 3531-8800 / 0800 047 8002 e siga a Frahm clicando aqui.