Educação é ponto de partida para os investimentos em Petrolândia. Além de uniformes novos, escolas em construção, ônibus, o desenvolvimento pedagógico traz novidades com projetos diferenciados.
Está em construção uma nova escola, o Centro Educacional Perimbó, unidade que desde 1997 funciona em local cedido. “Com a construção do Centro Educacional Perimbó, vamos ter uma sede própria, uma escola bem ampla, com dez salas de aula, secretaria, sala dos professores, cozinha, área de recreação, refeitório e também vai contar com uma quadra coberta”, conta a secretária de Educação e Cultura, Simone Krause Klauberg. O investimento fica em torno de três milhões de reais nessa nova sede.
Outra novidade são os dois novos ônibus que chegam para aumentar e reforçar a frota do município. Além dos investimentos em estrutura física, os alunos vêm recebendo novidades também no desenvolvimento pedagógico. “Existe um projeto piloto aqui no contraturno, a princípio para alunos do segundo ao quinto ano. Atendemos em média oitenta crianças com cursos de robótica”, ressalta a Simone.
Saúde em destaque
Pela unidade de saúde central em Petrolândia passam mais de 100 pessoas por dia. É um volume alto de pacientes, por isso a Administração Municipal faz diversos investimentos, como a contratação de novos profissionais. “Nós temos hoje no município onze médicos, então trouxemos uma ginecologista que atende de 15 em 15 dias. Trouxemos um odontopediatra também pra tá atendendo as crianças do nosso município. E mais uma fisioterapeuta também para atender a nossa demanda”, afirma o Secretário de Saúde André Cardoso.
A expansão do serviço de transporte de pacientes para outras cidades também é destaque no município. Outras ações são realizadas através do CRAS de Petrolândia que realiza serviços de convivência entre crianças, adolescentes, mulheres e idosos. “São diversas ações pra trabalhar com esses públicos. A atuação com os grupos de idosos, por exemplo, foi retomada após a pandemia”, conta a secretária Carla Medeiros. Parcerias com o Senar que trouxe cursos na área de alimentos e com o Senai com o curso de costura industrial, são maneiras de profissionalizar os cidadãos.
Petrolândia é um dos destinos procurados no turismo
A florada dos pessegueiros é destaque quando falamos em turismo na cidade de Petrolândia. Além de atrair turistas de todos os lugares, a florada é uma fonte de renda extra para os agricultores. Os turistas adoram esse tipo de propriedade, porque estão em contato direto com a natureza e é o que o projeto propõe. O projeto Caminhos do Campo quer integrar o homem do campo com os turistas”, afirma o guia de turismo, Paulo Roberto Thiel que esteve recentemente em Petrolândia.
A expectativa é apresentar ainda esse ano o primeiro Plano Municipal de Turismo de Petrolândia, para buscar recursos para essas propriedades. “Petrolândia é um dos municípios que a gente está tentando elevar muito o turismo. Porque é uma região muito bonita. Estamos fazendo o Plano Municipal que é o primeiro passo para poder conseguir recursos”, afirma o secretário de Esportes e Turismo, Maro Hafemann.
A cidade comemorou 60 anos em agosto e continua em desenvolvimento. O alargamento das estradas trouxe para o interior benefícios para agricultura e turismo. São mais de mil e duzentos quilômetros mantidos com auxílio de novos maquinários e o investimento num britador próprio. “Porque o nosso município necessita muito, nós temos uma demanda muito grande sobre a produção do leite, escoação das madeira”, conta o prefeito Irone Duarte.
E por trás do trabalho do Turismo, de Obras e de outras secretarias está a parte Administrativa da prefeitura. Uma equipe que observa todas as questões legais e processuais para garantir a efetividade dos planos. A Secretaria da Administração é bastante técnica e precisa estar sempre atenta a todos detalhes, inclusive a legislação” enfatiza o secretário, Rogério Domingos.
Oportunidades no campo e na indústria ditam o ritmo do futuro da cidade
No Distrito Industrial encontramos diversos exemplos de empresas em crescimento, como é o caso da Lumepetro. A empresa nasceu em Petrolândia na década de 90 e na cidade encontrou a oportunidade para expandir a produção. “Conseguimos esse terreno que fez a gente alavancar a empresa, aumentar a produção, o crescimento depois a partir daquilo ali foi grande”, ressalta o empresário Leonardo Huves. Com a instalação aqui na área industrial em Petrolândia a produção passou de oitocentas peças por mês, para mais de quarenta mil.
A cidade atrai cada vez mais pessoas e empresas nos últimos anos. “Temos uma empresa que se instalou recentemente, produção de embalagens para diversos fins, uma grande quantidade de malharias e empresas do setor de móveis”, afirma o Secretário da Agricultura, Lidio Cembranel.
A indústria está em pleno desenvolvimento, mas o setor agropecuário ainda corresponde a cerca de oitenta por cento da receita em Petrolândia. São diversas culturas como fumo, milho e cebola, por exemplo. Na pecuária o município tem a segunda maior bacia leiteira do Alto Vale e para subsidiar esse trabalho a administração vem investindo na compra e distribuição de implementos agrícolas diretamente para as associações. Petrolândia caminha para abrir novas oportunidades de emprego e assim crescer cada vez mais.